PyPayments - Vamos facilitar as integrações?

...

Fala! tudo bom?

Estamos de volta e com novidades!


Yeah!


Sim!!  E a novidade é muito boa!!!

Acabamos de lançar a biblioteca para pagamentos online PyPayments, escrita em Python 3, ela tem o propósito de facilitar a integração com os principais gateways disponíveis no mercado.

E o mais interessante, é um projeto Open Source, isto é: totalmente gratuito e disponível para qualquer alteração, cópia e utilização.

Neste primeiro momento, apenas os serviços disponibilizados gateway Ebanx já estão em sua maioria funcionais, mas estamos trabalhando para integrar outros serviços e contribuir ainda mais com este projeto.

Em breve teremos mais novidades!

Site do projeto:

https://github.com/hubtec/pypayments

Até breve!

Um forte abraço.

Hub Tecnologia



Progressive Web App (PWA) é o futuro?

...

Fala pessoal, estamos de volta!

Após um pequeno hiato, voltamos com novidades:

A nossa Newsletter está no ar!

Se você quiser acompanhar o Blog, basta se cadastrar e será informado sempre que um novo post for realizado.

Chega de papo, vamos a pergunta que estamos fazendo no título desta postagem... Será o PWA (Progressive Web Apps) o futuro?

Primeiro precisamos falar sobre o que é um PWA, conforme definição na Wikipédia:

Progressive Web App (PWA) é um termo usado para denotar uma nova metodologia de desenvolvimento de software. Ao contrário dos tradicionais aplicativos, um Progressive Web App pode ser visto como uma evolução híbrida entre as páginas da web regulares (ou sites) e um aplicativo móvel. Este novo modelo de aplicação combina recursos oferecidos pelos mais modernos navegadores, com as vantagens de uso de um celular.

Vantagens na utilização do PWA:

  • Progressivo: para qualquer usuário, independente do browser;
  • Responsivo: feito para qualquer dispositivo: desktop, tablet e mobile;
  • Conexão: funciona mesmo se o usuário estiver offline;
  • App-like: o usuário se sente em um aplicativo nativo;
  • Atualizado: não é necessário baixar atualizações do aplicativo, o browser simplesmente irá detectar e atualizar automaticamente, caso necessário;
  • Seguro: Só funciona com protocolo https;
  • Comunicação: através de push notifications, o usuário pode ser constantemente notificado;
  • Instalável: é possível adicionar um ícone na tela principal do aparelho com apenas um clique.


A batalha:


Batalha


Um pequeno comparativo:

 APP NATIVOAPP HÍBRIDOPWA
InvestimentoAltoMédioBaixo
Tempo de desenvolvimentoLongoMédioRápido
PerformanceMelhorMédiaBaixo
Experiência do Usuário (UX)MelhorMédiaSimples
Download nas App StoresSimSimApenas na Play Store
Funciona OfflineSimSimSim
Envia Notificação PushSimSimSim
Acesso à CâmeraSimSimSim
Acesso à GeolocalizaçãoSimSimSim
Acesso a funcionalidades do celularTodasQuase todasAlgumas


O PWA não é indicado para jogos e apps que utilizam a parte gráfica do aparelho, pois não possuem suporte nativo a diversos recursos e a experiência do usuário será severamente comprometida.

Dificilmente teremos um consenso, o importante é sempre analisar a necessidade do usuário final, criar uma lista de prós e contras em utilizar cada tecnologia, só assim você encontrará a solução ideal para o desenvolvimento do seu produto.

Até breve!

Web2py - Um framework simples e sensacional

...

Fala galera!

Nossa segunda postagem será sobre o framework escolhido para levar o mundo python para a internet: O Web2py!

Um pouco de história:

Em 2007 foi lançada a versão 1.0 do Web2py, originalmente concebido como uma ferramenta de ensino, com as seguintes motivações principais:

  • Fácil para os usuários aprenderem o desenvolvimento web do lado do servidor sem comprometer a funcionalidade. Por essa razão, o web2py não requer instalação nem configuração, não tem dependências (exceto a distribuição do código-fonte, que requer o Python 2.7 ou 3.5+ e seus módulos de biblioteca padrão) e expõe a maior parte de sua funcionalidade através de uma interface da Web, incluindo um Ambiente de desenvolvimento integrado com depurador e interface de banco de dados.
  • O web2py tem estado estável desde o primeiro dia porque segue um design de cima para baixo; isto é, sua API foi projetada antes de ser implementada. Mesmo que novas funcionalidades tenham sido adicionadas, o web2py nunca quebrou a compatibilidade com versões anteriores, e não quebrará a compatibilidade quando funcionalidades adicionais forem adicionadas no futuro.
  • O web2py aborda de forma proativa os problemas de segurança mais importantes que afetam muitos aplicativos da Web modernos, conforme determinado pelo OWASP.
  • O web2py é leve. Suas principais bibliotecas, incluindo a camada de abstração do banco de dados, a linguagem de modelos e todos os ajudantes, totalizam 1,4 MB. Todo o código-fonte, incluindo aplicativos de amostra e imagens, é de 10,4 MB.
  • O web2py tem uma pegada pequena e é muito rápido. Ele usa o servidor web Rocket WSGI desenvolvido por Timothy Farrell.
  • É tão rápido quanto o Apache com mod_wsgi e suporta SSL e IPv6.
  • O web2py usa a sintaxe do Python para modelos, controladores e visualizações, mas não importa modelos e controladores (como fazem todos os outros frameworks do Python) - em vez disso, os executa. Isso significa que os aplicativos podem ser instalados, desinstalados e modificados sem precisar reiniciar o servidor da Web (mesmo em produção), e diferentes aplicativos podem coexistir sem que seus módulos interfiram uns com os outros.
  • O web2py usa uma Camada de Abstração do Banco de Dados (DAL) em vez de um Mapeador Relacional de Objeto (Object Relational Mapper - ORM). De um ponto de vista conceitual, isso significa que diferentes tabelas de banco de dados são mapeadas em diferentes instâncias de uma classe Table e não em classes diferentes, enquanto os registros são mapeados em instâncias de uma classe Row, não em instâncias da classe de tabela correspondente. De um ponto de vista prático, isso significa que a sintaxe SQL mapeia quase um para um na sintaxe DAL, e não há programação de metaclasses complexa acontecendo como nos ORMs populares, o que aumentaria a latência.

Você  deve estar se perguntando...

Então o Web2py é apenas uma ferramenta para facilitar o aprendizado?

 Não, pequeno gafanhoto!

Após mais de 10 anos do lançamento da versão 1.0, ele é utilizado em diversas aplicações comerciais espalhadas pelo mundo!

E a segurança, ele é confiável?

Claro! Ele evita os tipos mais comuns de vulnerabilidades, incluindo scripts entre sites, falhas de injeção e execução de arquivos maliciosos.

Mas onde eu posso rodar o web2py?

Onde você quiser... Sim, em qualquer sistema operacional que tenha python 2,7 ou 3,5+ instalado, basta apenas baixar o source e rodar no console: python web2py.py

Ah ta... deve existir algum problema, e a conexão com banco de dados, como é feita?

O web2py suporta conexão com os seguintes banco de dados: SQLite, PostgreSQL, MySQL, MSSQL, FireBird, Sybase, Oracle, IBM DB2, Informix, Ingres, MongoDB, and Google App Engine.

Como eu posso conhecer melhor sobre essa incrível ferramenta?

Além do site oficial:

Fórum internacional

Fórum em língua portuguesa

Grupo Internacional no Telegram

Grupo Brasileiro no Telegram

Bem, foi apenas um introdução bem rápida sobre o web2py, em breve teremos maiores detalhes, dicas e novidades por aqui.

Um abraço!



WordPress? Não... Criamos o nosso próprio sistema em python!

...

Fala galera!

Faz tempo que o time de desenvolvimento da Hubtec pensa em criar um blog com dicas e informações sobre o mundo da tecnologia e gestão ágil! Mas como bons apaixonados pela dupla Python + Web2py, não poderíamos simplesmente subir uma instância do WordPress e sair escrevendo artigos...

Pensamos, por que não fazer um CMS próprio, unindo toda a agilidade que o Web2py proporciona, as facilidades do Python que todo mundo já conhece?



Passadas 24 horas de concepção e levantamento de requisitos, aqui estamos... o protótipo completamente funcional e confiável no ar! Correto... correto! Ainda não podemos escrever comentários, não existe paginação, mas já conseguimos Criar, Editar e Excluir postagens! Além do "plugin" que mostra as chamadas do blog diretamente na tela da página institucional da empresa.

Segue um print da tela utilizada para fazer está postagem:



Como vocês podem ver, existe muito trabalho pela frente! E vamos contar cada etapa por aqui, afinal... somos ótimas cobaias.

Até a próxima!